Programa Prevenção de Conflitos

Prevenir os conflitos para não ter que gerir conflitos

Os conflitos fazem parte da vivência do ser humano, enquanto ser social em constante interação com os outros.

Nas empresas, os maiores desafios que se colocam têm a ver com a gestão de conflitos e a satisfação dos trabalhadores.

As divergências de opiniões, de interesses, de gostos, de estilos e as diferentes velocidades de trabalho, de comunicação, de entendimento e de ação são origem de conflitos em todas as organizações.

É fundamental evitar conflitos de forma a produzir um ambiente de trabalho agradável em vez de um ambiente hostil, desmotivador para a maioria das pessoas nele envolvidas e para as que se encontram ao seu redor, criando quase sempre uma diminuição na produtividade.

Esse ambiente também dificulta o desempenho de alto rendimento, que tende a exigir um esforço maior de equipas comprometidas com a missão, a visão e os valores da organização.

A sobrevivência e a evolução das empresas estão cada vez mais dependentes da sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos dos seus funcionários.

Para a PRISMA BIZ®, a prevenção dos conflitos é um investimento de extrema utilidade para o funcionamento de uma empresa.

Conhecer o perfil comportamental e motivacional de cada colaborador é o primeiro passo, um passo fundamental. Permite identificar como cada colaborador reage em situações de tensão, o que o motiva no trabalho, que atividades o energizam ou esgotam, os seus pontos de tensão interior e os conflitos previsíveis na interação com outros indivíduos.

Prevenir os conflitos antes do seu aparecimento permite gerar um ambiente saudável de trabalho, com satisfação individual e aumento da produtividade da empresa.

Esperar pelo aparecimento dos conflitos e depois fazer a sua gestão é muito mais honoroso e difícil do que prevenir o seu aparecimento.

A PRISMA BIZ® criou o Programa Prevenção de Conflitos, uma ferramenta ao dispor das empresas e dos empresários, para criar ambientes de trabalho saudáveis, sustentáveis e produtivos.

 

O Programa Prevenção de Conflitos destina-se principalmente a grupos de pessoas que coabitam no mesmo espaço de trabalho.

É nessa proximidade que surgem os conflitos e é nesse grupo que o conhecimento e entendimento mútuo se revela imprescindível para a harmonia, bem-estar e boa convivência.

O Programa Prevenção de Conflitos começa pela avaliação do perfil comportamental de cada elemento do grupo.

A ferramenta utilizada é a avaliação comportamental “DISC”, do qual somos técnicos certificados.

Conhecemos a Regra de Ouro que diz “trata os outros como gostarias que te tratassem a ti“.

Com a avaliação “DISC”, conhecendo-nos a nós próprios e aos outros, podemos também ter a Regra de Platina que diz “trata os outros como eles querem ser tratados“.

Todas as pessoas têm quatro estilos no seu perfil de relacionamento, não havendo bom ou mau nem certo ou errado. São apenas as características de relacionamento de cada um.

Cada pessoa tem valores diferentes em cada um dos estilos e a avaliação “DISC” permite entender o seu comportamento e o modo previsível como ela se irá relacionar, bem ou mal, com os estilos comportamentais das outras pessoas.

Ao conhecer esses valores, podemos prever um determinado comportamento, determinadas respostas a situações de tensão e comportamentos previsivelmente diferentes consoante os perfis comportamentais das pessoas com quem se relaciona. Então, o indivíduo e os elementos do grupo podem arranjar estratégias para se relacionar sem conflitos.

Este conhecimento está na base da prevenção dos conflitos; não juntar pessoas previsivelmente incompatíveis e juntar pessoas previsivelmente compatíveis ou complementares.

A avaliação “DISC” permite ainda avaliar as diferenças comportamentais duma pessoa no seu estado natural, relaxado e em ambiente amigável e a mesma pessoa quando colocada num ambiente profissional ou em contexto social.

O grau de diferença vai permitir avaliar o esforço e a tensão que essas pessoas sofrem quando estão num ambiente diferente.

Colocando todos os valores individuais num quadro de grupo, podemos visualizar os possíveis conflitos e sinergias entre as várias pessoas.

Esta é a base da prevenção dos conflitos.

 

Também é possível associar uma avaliação motivacional.

Através da utilização da avaliação “MOTIVATOR”, podemos perceber quais são os valores pelos quais se regem os elementos de uma equipa, sendo uma informação extremamente importante para quem está a gerir essa equipa.

Por exemplo, um elemento pode preocupar-se muito com o bem estar dos outros, mesmo que fique prejudicado, enquanto outro pode pensar primeiro em si, não se importando muito com os colegas. Uns são mais altruístas e outros são mais interessados em si mesmos.

Uns preocupam-se em seguir criteriosamente as regras e as normas, enquanto outros podem ultrapassar todos os limites para alcançarem os seus objetivos.

Outros poderão ter uma enorme necessidade de dominar e controlar enquanto outros se submeterão a qualquer colega ou superior.

 

A avaliação “MOTIVATOR” revela o comportamento motivacional duma pessoa em 7 dimensões; Estética, Económica, Individualista, Política, Altruísta, Regulamentar e Teórica.

A avaliação simultânea “DISC” e “MOTIVATOR” amplia enorme-mente o conhecimento sobre os indivíduos e permite uma ainda melhor previsão dos seus comportamentos em equipa.

Esta é a base da prevenção de conflitos.

Ambas as avaliações estão disponíveis em Português e em Inglês.

Contacte-nos para obter mais detalhes e para saber como pode utilizar esta ferramenta na sua empresa.

 

O objetivo é fazer os empresários alcançarem maior rentabilidade nos negócios e melhor qualidade para as suas vidas.

WORKSHOPS E WEBINARS

Calendário dos workshops

CONTACTOS

Tel.: (+351) 910 334 848
Email: luishenriques@prismabiz.com

Escritório:
HUB ATIVO – Rua Joaquim Agostinho Fernandes, 1 – Cave 2
8500-406 Portimão