Como atrair mais clientes e melhorar a performance do seu negócio?

O cliente já não entra pela sua porta como dantes? Está na hora de o encontrar através do Marketing. Ficar à espera do marketing boca-a-boca, por mais poderoso que seja, demora séculos e é preciso acelerar o processo. É preciso ser proativo, usando as ferramentas mais atuais ao seu alcance, assim como a metodologia certa para o seu negócio.
Como empresário, precisa de comprar clientes para ter um volume suficiente para o trabalho fluir, de forma consistente e planeada, pela equipa que criou escolhendo criteriosamente cada colaborador.
Quando nos referimos a comprar clientes estamos a falar de um investimento e não num custo. Uma coisa é certa: atualmente ter uma boa presença online é fundamental em praticamente todas as áreas de atividade.
A solução é gerar contactos e transformá-los em clientes, prevendo que façam compras repetidas porque apreciam o produto ou serviço e se identificam e confiam na sua empresa.
Uma forma de atrair mais clientes passa por conhecer bem o seu público-alvo, identificar o tipo de clientes que quer servir e em que nicho. Quem pretende chegar a todos acaba por não chegar a ninguém de forma eficaz.
Assim, ao atrair os clientes certos para o seu negócio podemos pensar em otimizar e melhorar os nossos resultados através da atuação em indicadores específicos.

O arco-íris para melhorar a performance do seu negócio.

A PRISMABIZ refere-se ao arco-íris como uma decomposição do seu negócio em 7 áreas diferentes, que podem melhorar e cunduzir a melhores resultados para a sua empresa:

  • Equipa
  • Sistemas
  • Dinheiro
  • Clientes e vendas
  • Produtos e serviços
  • Desenvolvimento pessoal
  • Fundações

Em vários locais destas áreas, o Marketing é essencial. Existem vários fatores que influenciam o seu negócio, como o número de pessoas que manifesta interesse, quantas delas compram efetivamente, quantas vezes compram, qual o valor médio das vendas e qual a margem de lucro prevista no preço do produto ou serviço.
Quanto investir em Marketing?

O valor que precisa de investir em Marketing depende do seu tipo de negócio. Se a venda média é elevada pode compensar apostar na angariação de leads, mas se a venda média for baixa poderá optar por estimular a fidelização e aumentar o número de transações de cada cliente.
O Business Coach da PRISMABIZ pode aconselhá-lo na escolha do caminho mais adequado em função de um diagnóstico ao seu negócio.
Contudo, é sempre importante conhecer os seus números para começar a simular o impacto no seu negócio das oscilações em cada parâmetro.

Mais uma vez, comprar clientes deve ser encarado como um investimento e não um custo, mas terá sempre de avaliar o retorno de cada ação, no imediato e ao longo do Ciclo de Vida do Cliente (LTV-Long Term Value em inglês).
Como valor a investir em Marketing, os estudos apontam para uma percentagem de 10% das vendas de produtos ou serviços, dependendo da dimensão e da fase em que se encontra o negócio.
Este valor serve como referência.
Lembre-se que a sua concorrência não vai ficar parada. As empresas que concorrem consigo também estão a investir em Marketing e a disputar a atenção dos consumidores. Esteja preparado para se antecipar surpreendendo pela positiva os seus clientes, para que se tornem seus fãs e evangelizadores do seu negócio!

Luis Henriques
Business Coach